Mountain Biking - Viva esse Prazer!!!

25/05/2010 15:09

Mountain Biking - Viva esse Prazer!!!

Mountain Bike (MTB) 

Mountain Bike possui uma nova abordagem aos esportes ao ar livre, dando a você uma verdadeira liberdade, e sensação de um piloto. Velocidade, destreza e ousadia são as condições necessárias para a vitória, quebre recorde e superação pessoal, PEDALE!

        Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de lingua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terrenoou BTT (que significa Bicicleta Todo o Terreno). No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanhaou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB ou esporadicamente como BTT.

O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.

Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

 

História

A modalidade desportiva mountain bike nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas e de alguns surfistas que procuraram desafios bem diferentes das competições de estrada tradicionais e atividades para dias sem ondas.

Os primeiros nomes que apareceram foram: James Finley Scott: "provavelmente" a primeira pessoa a modificar uma bike exclusivamente para andar na terra - em 1953. Utilizou um quadro para passeio Schwinn, pneus largos, conhecidos como balão, guidão reto, freios cantilever e trocadores de marcha; Tom Ritchey e Gary Fisher: pioneiros na práctica do desporto e no desenvolvimento de componentes em série, como futuramente bicicletas próprias para o novo estilo. Fundadores das empresas Gary Fisher e Ritchey; Joe Breeze: Confeccionou a primeira bicicleta para a pratica do Mountain Bike, a Breezer # 1 em outubro de 1977.


Equipamento

Exemplo de uma bicicleta Mountain Bike, com configuração adequada a Cross-Country e Trip-Trail

As bicicletas para mountain bike diferem das bicicletas de estrada em diversos aspectos:

  • Usam pneus mais grossos e cardados (com cravos e geralmente acima da largura 1.5"), que absorvem impactos de forma mais eficiente, possuem maior aderência em terrenos enlameados e oferecem maior controle e tração da bicicleta em terrenos acidentados, na areia e na lama.
  • Usam amortecedores, na frente, atrás ou dois, um na frente e outro atrás, conhecidas como bikes Full Suspension, para reduzir os impactos sentidos pelo ciclista e permitir maior controle da bicicleta. Não sendo absolutamente necessário o amortecedor central ou traseiro (no quadro da bicicleta), o principal para quem vai começar é o dianteiro, de garfo telescópico ou "double-crown" (dois crown, um embaixo e outro em cima da caixa de direção) ou o normal (um pouco menor que o telescópico).
  • Possuem quadros reforçados e mais resistentes, especialmente nas modalidades que incluem saltos e quedas de grandes alturas, mas sem comprometer gradativamente no peso do conjunto;
  • O guiador (guidão) é, não necessariamente, mais alto, permitindo uma posição menos inclinada e mais confortável para o ciclista ou também reto, modelo clássico por ser um dos primeiro tipos a serem usados.
  • Possuem aros de 26" e 24", em geral 26", em vez dos aros 700 do ciclismo de estrada. Os aros costumam ser de parede dupla, reforçados de modo a evitar deformação nas ultrapassagens de obstaculos. Recentemente está sendo usado também aros de 29" e misturas, como 29" na frente e 26" atrás;
  • As relações de marchas são maiores e mais leves tão precisas quanto as bicicletas do ciclismo de estrada. Hoje em dia a quantidade de marchas varia de 21 marchas até 27 marchas. Recentemente também foi adotada a quantidade de 30 marchas.

 

    O mountain bike (MTB) se trata de uma modalidade muito bem vista por seu praticantes, que normalmente buscam a atividade física ligada ao contato com a natureza, ou para os que gostam de adrenalina, pois é uma atividade repleta de obstáculos, trilhas, locais de difícil acesso, e muito mais.
O MTB é uma modalidade muito mais recente no mundo esportivo do que o ciclismo, e apresenta competições principalmente em dois moldes, o MTB cross country olímpico (XCO) e maratonas (XCM), também conhecidas como trip-trail. O MTB XCO normalmente apresenta circuitos relativamente pequenos (5 a 9km) com trilhas e estradas duras, exigindo muita potência, força e resistência dos competidores. No MTB XCM, as provas apresentam um perfil bem diferente, normalmente menos técnicas, porém exigem muito da parte física do atleta. 
O MTB, tanto XCO como XCM, exigem um atleta completo, com força, potência, resistência e técnica para conduzir sua bike, e o déficit de qualquer uma dessas características pode prejudicar muito o desempenho do atleta. 
Para os que buscam melhorar a saúde, a modalidade é extremamente interessante, visto que associa uma atividade cíclica e resistida, ou seja, o aluno ganha um misto de capacidade cardiovascular com um toque de força. E se tratando de uma atividade sem grandes impactos,  demonstra ser muito interessante para qualquer idade, e em alguns casos é indicado na reabilitação de alguns tipos de lesão.

 

 Edição: Luana Guimarães

Fonte:treinebr.com - wikipedia.org